São muitas as razões para se conhecer uma cidade maravilhosa como Pirenópolis, ou até mesmo voltar lá!

Pirenópolis é uma das cidades históricas mais importantes de Goiás. Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN em 1989, a cidade foi fundada no dia 07 de outubro de 1727.

Seu centro histórico, através de seus casarões e antigas construções, transpira história. A cidade também é berço de importantes personalidades brasileiras como o escultor goiano José Joaquim de Veiga Valle e dos cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano (a casa em que eles cresceram ainda existe).

Além da importância histórica, Pirenópolis também é repleta de riquezas naturais. São sete cachoeiras abertas para visitação, possui reservas ecológicas e está localizada pertinho do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, bastante procurado por praticantes de esportes de aventura.

A cidade goiana também é palco para grandes festivais de gastronomia, literatura, cinema e festas religiosas.

01. Sete cachoeiras abertas para visitação: Cachoeira das Araras, Cachoeira Nossa Senhora do Rosário, Cachoeira Meia Lua, Cachoeira Usina Velha, Cachoeira dos Dragões, Cachoeira Bonsucesso e Cachoeira do Abade.

Cachoeira dos Dragões, Pirenópolis

Cachoeira dos Dragões, Pirenópolis. Foto: Secretaria de Turismo de Pirenópolis.

Mas, o capítulo das águas não para por aqui! Temos ainda 19 cachoeiras (com entrada paga) e o Rio das Almas, que corta o centro da cidade.

02. Centro Histórico e suas construções: ali você vai encontrar um pedaço importante da história da cidade, entre eles a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o Cinema e o Teatro Pirineus e a Casa de Câmara e Cadeia.

03. Tranquilidade: em Pirenópolis, o ritmo é de tranquilidade total. As pessoas falam de um jeito manso, a pressa não é algo cultivada por lá e as pessoas são muito gentis!

04. Parque Estadual Serra dos Pireneus: é o local ideal para a prática de trilhas, montanhismo, arborismo, rapel e banhos de cachoeira. O parque é uma área de preservação natural e conta com diversas espécies de pássaros, plantas e animais silvestres.

Parque Estadual Serra dos Pireneus

Parque Estadual Serra dos Pireneus. Foto: Goiás Turismo.

05. Gastronomia: em Pirenópolis, você encontrará a típica gastronomia goiana. Arroz com pequi, pamonha, empadão, guariroba, paçoca e os doces fazem parte do cardápio da cidade.

06. Artesanato local: que é muito lindo e diversificado!

07. Permacultura: você pode fazer uma visita guiada ao IPEC e conhecer um pouco sobre permacultura (“Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza”).

Essas são algumas das razões que apresentamos para você que deseja conhecer a cidade de Pirenópolis-GO.

Se está buscando por hospedagem em Pirenópolis, conheça a casa Solar dos Pireneus! Entre em contato agora mesmo com a gente e reserve dias inesquecíveis para a sua vida.